quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Necessidade de reposição de líquidos durante e após o exercício



São milhares as pessoas que praticam exercício físico para melhorar a sua qualidade de vida. Acontece porém, que algumas destas pessoas acabam por se exercitar em condições de calor e humidade desfavoráveis à capacidade do corpo em desempenhar tais actividades, aumentando assim os riscos de desidratação e de doenças relacionados com o calor.

Durante a actividade física, os músculos produzem uma enorme quantidade de calor, que deve ser eliminado através da respiração e do suor. Quando a perda de líquidos atinge um elevado nível, o suor e o fluxo sanguíneo para a pele diminuem e a temperatura interna do corpo torna-se elevada. A quantidade de líquidos perdidos durante o exercício físico depende da actividade, da sua intensidade, duração e esforço.
É importante que os líquidos sejam repostos rapidamente, e que as bebidas ingeridas sejam de rápido esvaziamento gástrico, para não causar desconforto gastrointestinal.
A água é um bom líquido de reposição, mas em situações em que o gasto energético é elevado e a transpiração excessiva, pode não ser suficiente, visto que existe a necessidade de repor também os sais minerais perdidos através do suor. Neste caso, os líquidos de reposição devem conter carboidratos e electrólitos, como é o caso das bebidas isotónicas, que numa concentração ideal mantêm o volume plasmático, promovendo a termorregulação do organismo, aumentando a capacidade respiratória e proporcionando uma fonte de energia de fácil utilização.
A facilidade com que o organismo absorve as bebidas isotónicas e a vantagem da reposição dos sais minerais de forma conveniente e apropriada contribuem para uma melhor hidratação.

Conselhos úteis:

O volume de líquidos ingeridos deve ser igual ao de líquidos dispensados;
A perda de peso durante o exercício indica a quantidade de líquidos perdidos;
O consumo adequado de líquidos durante o exercício ajuda para um melhor desempenho e previne a hipertermia;
Antes dos exercícios, pelo menos duas horas, os atletas devem hidratar-se com cerca de 500 ml de líquidos;
Durante o exercício realizado em ambientes quentes, os atletas devem hidratar-se a cada 20 minutos, com cerca de 250 ml;
A sede não é um bom sinal, deve-se ingerir líquidos antes de ter sede, pois esta significa que o organismo está desidratado.

Bebidas isotónicas

As bebidas isotónicas podem fornecer glicose, maltodextrinas ou sacarose como maior fonte de carboidratos e a frutose não deve ser o tipo predominante a ser consumido durante o exercício. Após o exercício, deve sim ser consumida, passando a ser fundamental na recuperação do glicogénio hepático, sendo 3,7 vezes mais rápida do que a glicose.
Os desportistas têm necessidades acrescidas de consumir nutrientes energéticos e antioxidantes. As vitaminas regulam o metabolismo, convertem hidratos de carbono e gordura em energia, ajudam a formar ossos e tecidos, prevenir doenças, participando assim em todas as reacções químicas do organismo.

Sem comentários: