quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Leite: uma fonte de vitalidade


O leite já faz parte da dieta humana desde os primórdios da civilização. Os cientistas estipulam que o leite começou a ser um alimento regular nas refeições humanas por volta de 10.000 a 8.000 A.C., por esta altura dá-se um facto muito importante, o abandono da caça para o cultivo da terra. Muitos cientistas acham que foi o consumo de leite de diversos animais que marcou o início da actividade sedentária.
Apesar de uma relação muito antiga entre o homem e o leite, nem todos sabem os benefícios que os produtos lácteos produzem no organismo humano. Composto por 55 nutrientes essenciais ao homem, se for consumido regularmente, apresenta benefícios surpreendentes para a saúde e não é só na etapa de crescimento, mas sim durante toda a vida. Pelas suas características o leite é um alimento versátil, composto por todas as categorias de nutrientes indispensáveis a uma vida saudável.

O cálcio, o ouro branco

O leite é por excelência a principal fonte de fornecimento de cálcio ao organismo. Esta matéria-prima é indispensável ao crescimento e fortalecimento dos ossos. Nas pessoas adultas, a partir dos 30 anos, inicia-se uma perda natural de cálcio adquirido anteriormente, sendo necessário continuar a ingestão de cálcio, de modo a preservar a estrutura óssea. Em seguida apresentamos um quadro onde poderá saber quanto deve beber.



Saiba quanto beber:

Dos 3 aos 9 anos - litro/dia (2Copos)
Dos 0 aos 24 anos - litro/dia (3copos)
Grávidas - litro/dia (3copos)
Lactentes - 1litro/dia (4copos)
Adultos - litro/dia (2copos)
Idosos - litro/dia (3copos)


Fonte:Atletas.net

Sem comentários: