quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

As Corridas de Aventura

As Corridas de Aventura (CA) ou Raids, são uma nova forma de prática desportiva baseada no trinómio Aventura / Desporto / Natureza, desenvolvendo uma actividade física de longa duração, com uma forte componente de trabalho de equipa e consciência ambiental.

Partindo do conceito de expedição, cada prova tem como suporte um mapa onde estão assinalados os pontos de controlo (CP) por onde a equipa deve passar. A progressão no terreno é alternadamente realizada por diversos meios de locomoção não motorizados: a pé, de bicicleta, a nado, em canoa, à vela, em voo, a cavalo, por meio de técnicas de progressão vertical e/ou subterrânea e/ou subaquática e através de passagens aéreas em corda ou cabo. Frequentemente é ainda solicitada aos atletas a realização de perícias variadas como tiro com arco e exercícios de team-building.

As provas que integram o Portugal Eco Aventura (PEA) são Corridas de Aventura que se desenrolam durante um fim-de-semana, com percursos com cerca de 200 km de distância total (150 no sábado e 50 no domingo), cuja duração varia entre 16 e 22 horas de tempo efectivo de prova. Estes 200 km dividem-se aproximadamente em 60 de progressão a pé, 120 em bicicleta e 20 por outros meios, sendo estes valores máximos aproximados.

Cada prova é constituída por um conjunto de 8 a 12 etapas independentes, em regime de tempo corrido, nas quais as equipas terão de visitar o maior número de pontos de controlo (CP) durante um tempo limitado. O percurso de cada etapa é escolha da equipa, sendo fornecido pela organização um mapa com as zonas de partida e de chegada e os respectivos CP devidamente assinalados.

As equipas são constituídas por 4 elementos participantes, mais 1 acompanhante para fazer a assistência, sendo a realização das etapas feita pela equipa em autonomia total.


MATERIAL

  • Cantil 0,75 L (ou similar)
  • Bicicleta Montanha
  • Kit de reparação de furos
  • Manta de sobrevivência
  • Casaco polar (ou similar)
  • Casaco corta-vento/impermeável
  • Material técnico disponibilizado pelo CDIPS



LINKS


Sem comentários: