segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Verdades e mitos sobre a alimentação no desporto - dietas

Alimentação e exercício são um jogo sempre presente para os atletas, quer seja para perder peso ou para melhorar a performance


Imagine-se um roleta russa alimentar onde a sorte dita as regras da dieta do que se come e do que se não come. Se cairmos nessa tentação fácil e não conhecermos os limites e sobretudo quais os objectivos a atingir e como os atingir, o mais certo é que, sem método, os resultados não sejam os esperados. Eis, pois, algumas dicas:
A dieta alimentar entre quem quer perder peso e quem quer melhorar a performance deve ser diferente?
Sim. São necessidades diferentes e basicamente resumem-se a princípios simples. Para a perda de peso a quantidade de calorias gastas num exercício diário deve ser superior à quantidade de calorias comsumidas diariamente. É importante a redução de consumo de gorduras, que representam a maior concentração de energia, alimentos com açúcar e insistir em tomar pequenas porções de alimentos ricos em hidratos de carbono, como sejam pão integral, aveia, arroz e massa. O mesmo para a fruta e vegetais mas é sempre importante controlar as porções, que devem ser reduzidas e tomadas várias vezes ao dia. Bebidas alcoólicas estão fora de questão e insistir na ingestão de água, até porque cria a sensação de saciedade no estômago.
Alimentos ricos em proteínas devem ser também consumidos, mas moderamente. São os casos das chamadas carnes brancas, como a carne de galinha, e também o peixe. As carnes vermelhas devem ser evitadas e sempre que possível a carne e o peixe devem ser grelhados, método através do qual é possível reduzir ainda mais os níveis de gordura desses alimentos.
Essa é a razão pela qual quem quer perder peso deve inicialmente optar por esforços que exigam essencialmente da capacidade cardiovascular (aeróbicos) pois a queima de calorias é mais eficiente, caso da corrida contínua. Nesta fase do plano de treinos devem ser reduzidos/pouco intensos os exercícios de musculação ou exercícios muito intensos (anaeróbicos), pois isso poderá influenciar negativamente na perda de peso que se pretende nesta fase, uma vez que esse tipo de exercícios iriam potenciar não só o aumento muscular em demasia, acompanhado por uma sensação de fome acrescida.

Dietas para desportistas intermédios/avançados
Já para a melhoria da performance desportiva o jogo da alimentação é outro. A importância do reforço muscular é fundamental e a fonte de energia vem essencialmente dos alimentos ricos em hidratos de carbono, já aqui referidos, mas também das proteínas que devem ser consumidas em quantidades superiores aquelas daqueles cujos objetivos passam essencialmente por perder peso. Uma forma muito eficiente de ir de encontro a este princípio é o de os atletas já em patamares de competição possam consumir pequenas quantidades de alimentos ricos em proteínas e hidratos de carbono. Um batido de leite magro com aveia e fruta é um exemplo de uma combinação e muito eficiente, pois fornece energia para os músculos, antes e após os exercícios físicos e ajudam à recuperação e rápida reposição da energia dispendida.
 

Sem comentários: