quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Plano Nacional da Ética no Desporto


No passado dia 27 de Fevereiro de 2012 foi lançado o Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED). A implementação deste Plano concretiza-se através de eixos e ações concretas tais como conferências, publicações, ações nas escolas, em eventos desportivos, campanhas, concursos, entre outras. São objectivos essenciais do Código de Ética Desportiva não apenas a ideia de constituir como que uma norma constitucional de eticidade no Desporto, mas também uma matriz de bons costumes, boas práticas e um referencial de valores humanos em todas as áreas, sobretudo no Desporto. PNED
 
Espírito Desportivo
1 - Ter espírito desportivo é, em primeiro lugar e acima de tudo, observar estritamente todas as regras. É procurar nunca cometer deliberadamente uma falta.
2 - Ter espírito desportivo é respeitar o árbitro. A presença do árbitro ou do júri revela-se essencial de todas as competições. O árbitro tem um papel difícil a desempenhar. Ele merece inteiramente o respeito de todos.
3 - Ter espírito desportivo é aceitar todas as decisões do árbitro sem pôr em causa a sua integridade.
4 - Ter espírito desportivo é reconhecer com dignidade a superioridade do adversário na derrota.
5 - Ter espírito desportivo é aceitar a vitória com modéstia e sem ridicularizar o seu adversário.
6 - Ter espírito desportivo é saber reconhecer a boa actuação e os bons desempenhos do seu adversário.
7 - Ter espírito desportivo é querer competir na igualdade com um oponente. É contar apenas com o seu talento e habilidade para tentar obter a vitória.
8 - Ter espírito desportivo é recusar ganhar através de meios ilegais e violentos.
9 - Ter espírito desportivo, para o árbitro, é conhecer bem todas as regras e aplicá-las com imparcialidade.
10- Ter espírito desportivo é manter a dignidade em todas as circunstâncias. É demonstrar que temos domínio sobre nós mesmos. É recusar que a violência física ou verbal tome conta de nós.

Sem comentários: