quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Efeitos fisiológicos do aquecimento - II






Para não correr o risco de um aquecimento excessivo ou inadequado, ele deverá ser individualizado.

NORMAS GERAIS DO AQUECIMENTO

Características fundamentais:

Deve englobar todo o organismo.
Deve ser progressivo em intensidade e deve estar em relação com a capacidade, experiência ou grau de treino do desportista.
A dosificação é individual.
Adaptado a cada modalidade, recursos físicos.
O aquecimento activo deve ser praticado entre 5 a 30 minutos.
O período de repouso entre o aquecimento e o início da actividade não deve ultrapassar os15 minutos.
O aquecimento mantém-se entre um intervalo de 45 a 80 minuto.
O aquecimento passivo, por ser utilizado para manter os efeitos do aquecimento activo.

Nos vários desportos:

Nas várias actividades desportivas, o aquecimento deve seguir um plano lógico que compreende o aquecimento geral, seguido do específico, culminando, sempre que necessário, em aquecimento individual.

Desportos de Força:

Para desportos de força, é necessário um programa de aquecimento adequado às actividades a executar. Deve-se proceder ao aquecimento de grandes grupos musculares, com os mesmos exercícios a realizar na parte principal do treino/competição, mas com cargas reduzidas (pouca intensidade/grande volume).

Desportos de Velocidade e de Força Explosiva:

Para solicitações desportivas que envolvem respostas curtas e máximas, o volume de aquecimento deve ser maior e mais específico.

Concretamente para desportos de velocidade e de força explosiva, deve-se iniciar a sessão de aquecimento com o aquecimento geral, provocando a elevação da temperatura corporal, seguindo-se estiramentos, realizando após movimentos particulares de cada desporto, não alcançando, no entanto, limites máximos de força e velocidade.

Factores adicionais que podem contribuir para a diferença de resultados são os factores endógenos – estado físico actual, a idade, a predisposição mental, as condições individuais e os valores hormonais; e os factores exógenos – a hora do dia, a modalidade desportiva, a temperatura externa, o momento e outros factores externos ao indivíduo.

Menos conclusivas e a carecerem de mais investigações ficam os efeitos de aquecimento activo sobre a resistência anaeróbica e a própria velocidade, e ainda os efeitos das várias formas de aquecimento passivo sobre os diferentes tipos de esforço.

Resulta evidente que, no âmbito do treino e sobretudo na competição, deve atribuir-se uma grande importância a um aquecimento cuidado, que traz muitas vantagens para o atleta, sejam as de carácter fisiológico – ligadas aos processos que conduzem ao aumento da temperatura do corpo – sejam as de foro psicológico, às quais se podem ainda acrescentar os aspectos referentes à prevenção de lesões musculares e tendinosas.

Corre-se apenas o risco do aquecimento ser ou excessivo ou inadequado. Como consequência ele deverá ser bastante individualizado, tanto ao nível da duração como da intensidade, devendo ajustar-se às capacidades da prestação do atleta, à temperatura ambiente e à tarefa que tem de ser realizada.

Em suma, foi nosso propósito apresentar algumas conclusões que podem resumir-se em:

Importância do aquecimento activo na melhoria de algumas funções vitais do organismo, evitando o aparecimento de choques de adaptação, quando da passagem brusca do estado de repouso ao da acção, mais visível na realização de exercícios súbitos de alta intensidade.

Actualmente, existe um maior cuidado para o doseamento do aquecimento. No entanto existem ainda muitos treinadores que continuam a estimular os seus atletas da mesma forma como o faziam à vinte anos atrás, não acompanhando, assim, os inúmeros avanços que a ciência desportiva observou.

De todas estas conclusões, pensamos poder dizer que o fiel da balança prende, indiscutivelmente, para o lado das vantagens do aquecimento desportivo e, por tal, deve continuar a praticar-se, mas cabe-lhe a si a última resposta!


Texto: Prof. José Santos (Técnico Nacional de Juniores)


in: Atletas.Net

Sem comentários: