
Por vezes esquecidos por muitos atletas, os alongamentos apresentam um conjunto de benéficos dos quais destacamos:
- Maximizam o desempenho do atleta;
- Relaxamento físico e mental do atleta;
- Promover o desenvolvimento da consciência do próprio corpo;
- Reduzir os riscos de entorse articular, lesões musculares, problemas nas costas, irritabilidade muscular e tensão muscular.
Porém, para o atleta obter estes benefícios deve realizar os alongamentos antes e depois de todos os treinos ou competições, para assim obter os benefícios . Quando realizado antes do treino deve tomar alguns cuidados, porque o seu corpo está frio e o alongamento não é um exercício de aquecimento, portanto deve-se fazer um pequeno aquecimento, como um trote ou uma caminhada e não realizar exercícios de alongamentos que forcem em demasiado a musculatura.
Alongamento estático: Alonga-se até o ponto mais distante e seguro. É o mais comum e mais fácil de realizar e também é o mais seguro.
Alongamento balístico: É realizado por movimentos pendulares, insistidos, rítmicos ou saltos. É controverso, pois pode causar lesões.
Alongamento passivo: Quando os seus músculos estão relaxados e não contribuem para a amplitude do movimento. Porém existe um agente externo que irá promover o alongamento, seja uma outra pessoa ou um aparelho.
Alongamento activo: É feito utilizando os próprios músculos, sem ajuda de uma força externa. Por exemplo, quando ficamos de pé, lentamente levanta-se um membro inferior, num angulo de 110 graus. Este alongamento desenvolve a flexibilidade no movimento (dinâmica, activa), o que ajuda a melhorar o desempenho desportivo.

in:Atletas.Net
Sem comentários:
Enviar um comentário