sábado, 8 de março de 2008

Valência 2008: Sábado dentro das previsões portuguesas




Cumpridas foram as expectativas da delegação portuguesa neste segundo dia dos Campeonatos Mundiais de pista coberta, em Valência.

Se pouco mais se poderia esperar de Sandra Teixeira (10ª e última classificada na primeira série eliminatória dos 1500 metros, com 4.23,14 minutos, a que correspondeu o 19º tempo global entre vinte participantes), embora o tempo tenha ficado longe do seu melhor e, sobretudo, a atleta tenha sido afectada, nas últimas horas, por problemas respiratórios que lhe toldaram a capacidade física para encarar a prova de modo mais favorável, já Naide Gomes e Jessica Augusto, em fases distintas da competição, cumpriram em pleno o que delas se aguardava.

Naide Gomes saltou uma vez, conseguiu, 16,72 metros, ultrapassou, desde logo, em doze centímetros o mínimo estabelecido para qualificação directa, e prescindiu, obviamente, dos dois ensaios restantes, dando descanso ao físico e preparando-se para a peleja de amanhã frente a algumas das maiores especialistas mundiais “indoor” do salto em comprimento.

Porém, se há também especialista nesta matéria, é a própria Naide, que parece curiosamente, mais confiante do que, por exemplo, na véspera da final em Osaka, nos Mundiais de 2007. Amanhã terá oportunidade de igualar ou mesmo melhorar o terceiro lugar conseguido nos Mundiais de Moscovo, onde saltou 6,76 metros, contra 7 metros da Tatyana Kotova e 6,80 de Tianna Madison.

Já Jessica Augusto, no estádio definitivo da sua presença na costa mediterrânica espanhola, assumiu o risco, procurou impor um ritmo mais vivo à final lenta e táctica dos 3000 metros, e, na última volta, foi ultrapassada pela italiana Weissteiner, concluindo no oitavo posto.

A atleta do Maratona Clube de Portugal cumpre assim os objectivos traçados, considerando, inclusivamente, que tem mudado de superfície com imensa frequência nos primeiros meses do ano: campeã nacional de estrada, campeã de crosse, presença nos Mundiais de pista coberta e, agora, de novo a virar-se para o corta-mato (Mundiais de Edimburgo, na Escócia, a 30 deste mês).

Jessica esteve ao seu nível, e mais seria impossível pedir-lhe na hora de fazer o balanço da sua participação nos Mundiais “indoor” de 2008…

Amanhã será um bom dia?

Domingo, com o fecho das competições, chegam os momentos de maior atenção para a comitiva nacional: finais do comprimento, com Naide Gomes, às 15 horas de Portugal, e do triplo salto, com Nelson Évora, a começar às 16h45 portuguesas.

Em Moscovo, Naide foi terceira, Nelson foi 6º (17,14 metros, contra 17,73 do campeão, Walter Davis). Ele teve uma fase de qualificação mais sofrida que ela, e talvez altere a estratégia de ontem, baseada na velocidade de abordagem à tábua de chamada – e que, de resto, resultou num nulo ao terceiro ensaio.

São, no fundo, os dois grandes “ícones” da Selecção Nacional para estes Mundiais, já que um outro atleta em condições claras de lutar por uma posição de acesso às medalhas, Rui Silva, não viajou.

Que Naide e Nelson estejam no seu melhor, neste Domingo dia de eleições gerais em Espanha, e certamente as notícias serão positivas…



Fonte:Atletas.net

Sem comentários: