domingo, 2 de março de 2008

Susana Feitor e João Vieira vencedores do nacional de marcha




Susana Feitor fez valer o seu favoritismo e revalidou hoje na Mealhada mais um título nacional de 20 quilómetros marcha, conseguindo o tempo de 1:29:31, claramente dentro do objectivos da atleta do Clube de Natação de Rio Maior, que pretendia baixar da 1:30 horas: “Foi um excelente teste para os Jogos Olímpicos de Pequim, onde espero conseguir um lugar entre as oito primeiras, apesar das dificuldades do clima e da poluição”. Susana Feitor andou atrás da alemã Melanie Seager, mas ainda não se tinha chegado aos dez quilómetros, e muito apoiada pelo público, conseguiu uma notável recuperação e passou para o comando da prova, confessando que “por vezes andei em ritmos elevados, pois a alemã puxou muito por mim”.



Na prova de 50 quilómetros marcha, João Vieira acabou por confirmar os mínimos olímpicos ao correr as 25 voltas ao percurso em 3:52:25 horas, uma das melhores marcas de sempre na distância registadas em Portugal, a apenas 25 segundos do recorde nacional que também pertence a João Vieira. No final, o vencedor da prova mais desgastante da tarde, em declarações ao Atletas.net, não pôs de lado a hipótese de fazer a "dobradinha" nos Jogos Olímpicos: “Vou participar nos 20 quilómetros, mas se se proporcionar posso também pensar em competir nos 50 quilómetros” - referiu.

A história desta corrida conta-se pelo andamento inicial imposto pelo marchador alemão Andreas Erm, que aproveitou a realização dos nacionais de marcha em Portugal para procurar alcançar os mínimos olímpicos, mas aos 26 kms acusou o forte ritmo e acabou por desistir, deixando João Vieira na frente da corrida. Dionísio Ventura, em segundo lugar e Pedro Martins, em terceiro, fecharam os três lugares do pódio, com marcas que deixaram muito satisfeitos o Director Técnico Nacional de Marcha Atlética. Carlos Carmino aponta já baterias para a Taça do Mundo que se realiza no próximos dias 10 e 11 de Maio, em Chebokasry, na Rússia, elogiando aqueles que na sua opinião “foram os melhores nacionais de marcha de sempre”.

De assinalar ainda o recorde nacional de sub-23 dos 35 quilómetros marcha, obtido por Gonçalo Bejinha, do Núcleo de Atletismo de Alcabideche, com a marca de 2:51:29 horas.


Fonte:Atletas.net

Sem comentários: