quinta-feira, 13 de março de 2008

177 medalhas conquistadas pelo Atletismo português





Deste número, nove foram-no em Jogos Olímpicos e 15 em Mundiais de pista.




O atletismo português já conquistou 177 medalhas em Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo e da Europa (incluindo neste lote 41 medalhas nos escalões de Sub-23, juniores e juvenis). A primeira (de ouro) foi conseguida há 31 anos (1976) por Carlos Lopes, no Campeonato do Mundo de Corta-Mato, o que significa que, de então para cá, Portugal tem conquistado uma média de mais de cinco medalhas e meia por ano (quase quatro medalhas e meia/ano apenas considerando as competições absolutas).

Claro que há medalhas e medalhas, não sendo comparáveis as nove medalhas olímpicas ou as 15 dos Campeonatos do Mundo de pista com outras conquistadas em competições de menor relevo como um efémero Campeonato do Mundo de Estafetas ou até os Mundiais de Estrada ou Meia-Maratona, que não têm conseguido a adesão da generalidade dos melhores corredores mundiais.

Federação

Além destas competições, a Federação considera ainda as Taças do Mundo e da Europa, tanto nas suas vertentes colectivas como individuais e daí já ir nas 199 medalhas.

E já estaria até nas 200 se não tivesse “esquecido” a vitória de Rosa Mota na Maratona de Londres de 1991, que contou como Taça do Mundo de Maratona. Embora essa Taça do Mundo, como as outras, sejam competições essencialmente colectivas, dando-se até o caso de, no que se refere à maratona, terem passado a estar incluídas nos Campeonatos do Mundo e da Europa.

Mas para essa soma de 199 medalhas (ou 200…), a Federação tem considerado também as classificações individuais nelas obtidas, como se fosse possível designar da mesma forma os vencedores de uma Taça da Europa ou do Mundo e os vencedores de um Campeonato da Europa ou do Mundo…

Se considerarmos as 12 medalhas colectivas nas Taças da Europa, o número de galardões para portugueses ascende a 189.


fonte:Atletas.net

Sem comentários: