domingo, 22 de junho de 2008

O peso da corrida



A corrida é muito provavelmente a forma mais eficaz de se perder peso de uma forma saudável, mas não significa que seja uma fórmula mágica e imediata. Na verdade, em alguns casos, nos primeiros tempos, poderão inclusive ganhar algumas gramas a mais, uma vez que o nosso metabolismo tem tendência a converter a gordura em excesso em tecido muscular, que é mais denso e mais pesado que a gordura em si. Mas vale a pena o esforço e um programa de corrida regular acaba por ter resultados visíveis e duradouros.

Um ser humano, sem hábitos desportivos regulares, consome 2000 a 2500 calorias por dia. Se pensarmos que a prática da corrida, mais do que qualquer outra actividade desportiva regular, pode representar um consumo calórico de cerca de 60 calorias por cada quilómetro percorrido, ao fim de 10 quilómetros consumimos cerca de 600 calorias, o que acaba por ter um "peso" considerável nas intenções de quem quer ficar com um peso saudável. Fale com o seu médico e se não houver nenhum impedimento, comece por correr 30 a 40 kms por semana, o que pode representar quatro sessões de corrida semanais.

Corra muito, mas devagar

É um erro pensar-se que correr muito rápido ajuda a perder peso. Na verdade a forma mais correcta de o fazer é correr longas distâncias sem que isso represente um sacrifício físico. Um exemplo prático é procurar fazer duas sessões de treino por semana com uma duração de 90 minutos cada, pois um exercício tão prolongado vai exigir do organismo um maior consumo da energia acumulada na gordura, em vez do consumo de hidratos de carbono. No entanto esse patamar de treino só deverá ser atingido com dois meses de treino regular, pelo que é importante habituar o organismo ao esforço, sendo as primeiras quatro semanas fundamentais nessa adaptação. Respeitar esta máxima traz evidentes benefícios, não só ao nível cardiovascular, como também muscular, uma vez que o entusiasmo em excesso pode levar ao aparecimento de fortes dores musculares e de lesões, o que em muitos casos representa desmotivação e abandono. Por isso não tenha problemas em fazer o seu treino ao seu ritmo, nem que para isso tenha de alternar a corrida lenta com a marcha. Com um bom planeamento decerto que não terá dificuldades em encontrar tempo para os seus treinos.

Truques e dicas

No final de cada treino de corrida contínua é aconselhável que faça alguns exercícios de ginástica, em especial alongamentos dos músculos dos membros inferiores. Nos treinos de duração mais longa (acima dos 50 minutos) poderá fazer seis acelerações de cerca de 80 metros, de preferência num piso macio (relva ou outro). Comece por aumentar gradualmente o ritmo da passada e ao fim de dez segundos desacelere até ao fim dos 80 metros. Regresse ao ponto de partida a trote e repita de novo até completar as seis acelerações. Este exercício, efectuado depois da corrida contínua de longa duração, vai aumentar consideravelmente o desgaste calórico. Se cumprir com o seu plano, vai ver que se vai sentir melhor. Ninguém disse que iria ser fácil, mas com determinação você vai provar a si próprio que é capaz. E isso é já uma grande vitória.



Fonte:Atletas.Net

O que é a velocidade?



Como é medida e que efeitos tem sobre o organismo.


A velocidade pode ser definida como a capacidade de realizar os mesmos movimentos em menores intervalos de tempo. Em Física a medida da velocidade é o quociente do espaço percorrido pelo intervalo de tempo gasto no percurso.
Um estudo mais aprofundado mostra que, na maioria das modalidades desportivas, os resultados são obtidos por meio da aceleração imprimida ao corpo do atleta. O que significa que a velocidade é constantemente aumentada de intervalo de tempo. A aceleração é obtida por coordenação da actuação e da força de vários grupos musculares, de modo a imprimir ao atleta ou ao corpo em questão, um certo aumento de velocidade máxima e de durabilidade de velocidade.

A velocidade das contracções musculares depende da estrutura das fibras musculares e da alternância de estímulos do sistema nervoso de cada atleta. No caso, quanto melhor for a coordenação dos movimentos mais rapidamente alternarão no sistema nervoso as excitações e inibições, sendo desta forma proporcional o aumento da rapidez de movimentos efectuados.



Esta alternância de contracções e descontracções musculares tem influência directa na duração dos movimentos de carácter cíclico (corridas de velocidade). Só os indivíduos que tenham músculos dotados de boas capacidades de adaptação podem trabalhar longos períodos em condições máximas, na medida em que a descontracção muscular estimula a circulação sanguínea o que facilita a recuperação dos atletas. A musculatura adapta-se ao treino de velocidade aumentando as reservas de glicogénio e de fosfato de creatina. Estas substancias por sua vez são factores importantes dos processos metabólicos que capacitam os músculos a trabalhar durante um longo período de tempo sem receberem novos fornecimentos.

O período de aquecimento antes do treino ou de uma competição contribui para melhorar o ritmo das contracções musculares. Um aquecimento bem feito intensifica o fluxo sanguíneo e acelera os processos metabólicos. Desta forma se explica o motivo pela qual se conseguem obter melhores resultados nas provas de velocidade, em climas temperados ou tropicais, do que em climas frios.


Fonte:Atletas.Net

Selecção masculina lidera Taça da Europa



Três primeiros lugares e três segundos permitiram a Portugal assumir a liderança da classificação geral masculina, no final da primeira jornada do Grupo A da 1ª. Liga da Taça da Europa de atletismo, que decorre em Leiria.

O primeiro dia de competição correu bastante bem a Portugal, que obteve três primeiros lugares, através de Francis Obikwelu (100 metros), Nélson Évora (comprimento) e da estafeta de 4x100 metros.

Além dos triunfos, Portugal somou ainda bastantes pontos através dos segundos lugares de Edivaldo Monteiro (400 metros barreiras), Rui Pedro Silva (5.000 metros) e do terceiro de Marco Fortes (lançamento do peso).

Com um dia de provas pela frente, Portugal lidera em masculinos, com 61 pontos, mais 3 que a República Checa e 9 a mais que Holanda, as selecções mais próximas.

Em femininos, Portugal está a 10 pontos de Espanha, que lidera a classificação, e a 3 da República Checa.

Individualmente, as portuguesas somaram quatro segundos lugares: Helena Tavares (salto com vara), Jessica Augusto (3.000 metros), Sara Moreira (3.000 obstáculos) e Sílvia Cruz (lançamento do dardo).

Sílvia Cruz destacou-se ainda pelo novo recorde de Portugal, 59,76 metros, mais 2 centímetros que anterior melhor marca, que já era sua.

Maria do Carmo Tavares também chegou ao pódio, com um terceiro lugar nos 800 metros.

O Grupo A da 1ª. Liga da Taça da Europa de Atletismo prossegue domingo com a realização da segunda jornada. No Estádio Municipal de Leiria, as provas têm início às 14:30 horas.


Fonte:Atletas.Net

Clube de Ténis - 1º Encontro Pais & Filhos

Encerrámos o ano lectivo com o “1º Encontro Pais-Filhos”nos campos de ténis do Estádio Universitário, no abrasador sábado de 7 de Junho. Apesar disso, não faltou a boa disposição e, num clima de fair-play e amizade apurámos os vencedores! Uma certeza ficou: “Para o ano há mais!”

Até lá… boas férias e boas práticas!


Resultados Pares

1º - “Os Collaço”

2º - “ Os Barbosa”

3º - “ Os Sadrudin”

Resultados Singulares

1º Salvador Collaço

2º Tomás Collaço

3º Karim Sadrudin






Publicado por: Profª Isabel Martins

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Aventura Radical Urbana



O Departamento de Desporto da CML organiza, no dia 22 de Junho, entre as 11H00 e as 18H00, Aventura Urbana no Terreiro do Paço.

Nesta iniciativa, inserida no Projecto Aos Domingos o Terreiro do Paço é das Pessoas, é possível praticar diversas actividades de aventura e radicais:
- Patins em Linha - Gincana de BTT - Skate (amadores, iniciados e “profissionais”) - Parede de Escalada - Insuflável de Paintball
Praticar e assistir às demonstrações das modalidades:
- Krav Maga - Haikido - Taewondo - Capoeira - Kempo
No Espaço Electronic Arts encontrará jogos da Playstations 3

Para proporcionar a todos um domingo desportivo e radical junto ao rio, associaram-se ao Departamento de Desporto o Sport Lisboa e Benfica – Benfica Aventura, a Tribal Urbano, a Associação Azimute, com os apoios da Eastpack e Electronic Arts

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Corrida da Luz



21 de Junho – 22h00 – Praça do Comércio
A noite mais curta do ano promete também ser uma das mais animadas da cidade de Lisboa!
De facto, a chegada do Verão será este ano assinalada de forma muito especial em Lisboa, com a organização de uma prova de atletismo nocturna que percorrerá as principais ruas da Baixa da Cidade.

Além do magnífico percurso, esta prova beneficiará ainda, à semelhança do sucedido em 2007, de inúmeras animações na zona de partida/meta e ao longo do percurso, tais como concertos ao vivo, fogo de artifício ou demonstrações e animações desportivas para todos os gostos.
Os amantes da fotografia poderão também participar no passatempo existente, tentando apanhar os momentos mais interessantes e os melhores enquadramentos da prova, sendo premiadas as 3 melhores fotos.

Esta não é, assim, uma prova só para corredores, mas sim para todos aqueles que pretendem passar uma noite diferente, animada e activa numa das mais belas cidades do mundo.
Faça já a sua inscrição no site da prova Corrida da Luz ou nas lojas SportZone aderentes: Almada Fórum, Amadora, Armazéns do Chiado, CC Colombo, CC Vasco da Gama, LoureShopping, Oeiras Parque, Norte Shopping, Fórum Algarve
Mais informações:
Telefone 213236753 - e-mail: geral@corridadaluz.pt - URL: www.corridadaluz.pt
Fonte: LastLap

Reebok Urban Fitness



A Câmara Municipal de Lisboa – Desporto em conjunto com a Reebok vai realizar no Terreiro do Paço, durante o mês de Junho, aos Domingos de manhã, o Reebok Urban Fitness

Este evento está integrado no projecto ao Domingo o Terreiro do Paço é das Pessoas, e conta com a participação de todos. Pelo que venha preparado com calçado desportivo para praticar Step, Core, Jump, entre 11H00 e as 11H30 e as 12H00 e 12H30.

domingo, 1 de junho de 2008

Euro 2008




Conhece as selecções, clica nas bandeiras.

GRUPO A
Républica Checa Portugal Suíça Turquia

GRUPO B
Áustria Croácia Alemanha Polónia

Grupo C
FrançaHolanda Roménia Itália

Grupo D
Rússia Suécia Espanha Grécia




Fonte: Jornal Record

Portugal vence Taça Shield na Escócia



A Selecção Nacional de râguebi venceu hoje a Taça Shield na oitava etapa do Circuito Mundial de Sevens disputada na Escócia.

Na final com a Rússia, com quem tinha perdido ontem, Portugal começou em desvantagem (0-5), mas conseguiu virar o marcador com ensaios de David Mateus e Sebastião da Cunha.

Suplementos alimentares



A creatina, um dos suplementos mais procurados, está no topo da lista dos suplementos alimentares. Mas, afinal, o que é um suplemento alimentar e para que serve exactamente? Existem efeitos colaterais, principalmente se tomados a longo prazo? Todas estas questões devem ser discutidas caso a caso, de preferência com um médico um ou nutricionista.

Suplemento Alimentar

Suplemento alimentar é toda e qualquer substância, em geral produzida quimicamente, que tem a propriedade de completar a acção dos alimentos naturais, dando mais força e energia. O suplemento alimentar é muito procurado por atletas, nadadores, jogadores de futebol e outros. Também é oferecido pelos fabricantes com a promessa de auxiliar nas dietas de redução de peso e ou nas dietas de aumento da massa muscular. Como os suplementos alimentares não são substâncias controladas, é possível adquirir na farmácia qualquer um desses produtos contendo creatina, L-carnitina ou enzicoba, que, na verdade, são escolhidos pelas belas embalagens contendo figuras atléticas perfeitas, com algumas indicações de uso e das propriedades.

Mas as embalagens não dizem tudo. E nem todo suplemento alimentar é indicado, indiscriminadamente, para qualquer pessoa. Na dúvida, um nutricionista pode ajudar a escolher o suplemento indicado, sem perder de vista a importância da alimentação normal do dia-a-dia, que deve continuar rica e variada em proteínas, vitaminas e sais minerais. Um dos suplementos mais conhecidos actualmente é a creatina.

Creatina

A creatina é, originalmente, sintetizada no fígado e no pâncreas, por meio dos aminoácidos arginina, glicina e metionina. Ela também é encontrada em baixas proporções na carne vermelha (cerca de 5g de creatina para cada quilo de carne) e no peixe.

A creatina é uma substância natural que o nosso corpo produz para ter energia, sendo que a maioria das pessoas normalmente produz cerca de 2 g de creatina todos os dias, o que é suficiente para se ter um bom equilíbrio.

Os músculos são constituídos de aproximadamente 70% de água. A creatina ajuda a introduzir a água nas células musculares, dando-lhes volume. Os músculos ficam inchados e este processo ajuda na síntese de proteína. A creatina é encontrada principalmente na musculatura esquelética, mas também em outros tecidos como o músculo cardíaco, o cérebro, a retina e ainda os espermatozóides.

Efeitos Colaterais

Alguns efeitos colaterais são atribuídos à creatina, entre eles: náusea, diarreia, desconforto estomacal e tontura. Os efeitos causados pelo uso prolongado da creatina ainda são desconhecidos, mas os panfletos dos suplementos alimentares, deixam claro que o excesso de creatina poderá exigir um trabalho aumentado dos rins e do fígado, devendo o atleta estar sempre acompanhado de profissionais de saúde e nutrição para monitorar as funções do seu organismo.

Precaução

A creatina tem a capacidade de drenar uma quantidade considerável de água para dentro das células, podendo então facilmente sobrecarregar o fígado e os rins. O atleta, deve monitorar constantemente a sua hidratação e procurar cuidados médicos se sentir dores nos rins ou perturbações do fígado.

O uso da creatina como suplemento não deve ser feito indiscriminadamente, pois não substitui completamente as refeições feitas com alimentos naturais.

Os seus efeitos positivos não se apresentam iguais em todos os tipos de pessoa e em todas as modalidades desportivas e nem todas as propriedades da creatina artificial foram medidas de forma conclusiva, o que significa que os seus efeitos colaterais não são de todo conhecidos.

Para se chegar aos benefícios de um suplemento alimentar, é conveniente observar alguns objectivos, tais como:

- a dosagem utilizada (doses altas e baixas);
- tempo de utilização (suplementação por período curto e longo);
- momento de sua utilização (suplementação durante o treino e competição);
- modalidade desportiva (tipo de esforço físico intermitente e cíclico); e
- tipo do atleta.


Fonte:Atletas.Net

Bolt bate recorde do mundo dos 100 metros



O jamaicano Usain Bolt bateu o recorde do Mundo dos 100 metros, após conseguir a marca de 9.72 segundos, durante o meeting de Nova Iorque.

Bolt, de 21 anos, melhorou em dois centésimos o tempo conseguido pelo compatriota Asafa Powell no dia 9 de Setembro em Rieti, Itália (9.74).

Com um vento favorável de 1,7 m/s, Bolt superou o norte-americano Tyson Gay (9.85), campeão do Mundo, e o norte-americano Darvis Patton (10.07).

No início do mês de Maio, Bolt já tinha conseguido uma marca assinalável ao conseguir correr os 100 metros em 9.76 segundos, segundo melhor tempo da história.


Fonte:Atletas.net

Meia Maratona da Figeira da Foz




A prova está agendada para o feriado do dia 10 de Junho, data que a organização quer assumir todos os anos como sendo o dia da Meia Maratona da Figueira da Foz e contará ainda com uma Caminhada e uma Mini Maratona, ambas na distância de 5 quilómetros, que acontecerão em simultâneo com a prova principal, cujo percurso se manterá aquele que foi apresentado na edição anterior, com partida e chegada junto à Torre do Relógio, em plena marginal à beira-mar. Os atletas da Meia Maratona fazem o retorno perto do cabo Mondego, num percurso de duas voltas que o director técnico da prova classifica como sendo «o melhor percurso de meia maratona existente em Portugal» - justifica José Manuel Henriques com pareceres técnicos, adiantando que «caso não exista vento estamos em condições de se conseguirem na Figueira grandes marcas».


Fonte:Figueira

Polacos carimbam passaporte


«Portugal-Polónia, 0-3 (21/25, 19/25 e 24/26)»


A Polónia venceu hoje Portugal por 3-0 (25/21, 25/19 e 26/24), na Nave Desportiva de Espinho, e qualificou-se para a 29.ª edição dos Jogos Olímpicos (Pequim 2008). Uma qualificação merecida, mas suada, sobretudo pela réplica dada pela Selecção Nacional, impulsionada por um público fantástico e numeroso (4.000 espectadores). Apesar de não ter conseguido aproveitar, no terceiro set uma hipótese de virar o rumo do jogo, a verdade é que Portugal caiu de pé, tendo-se batido de igual para igual com a Polónia, embora sem nunca ter conseguido o nível de eficácia rubricado no jogo com Porto Rico.
O segundo lugar na Poule mundial acaba por saber a pouco, já que os jogadores portugueses dominaram em praticamente todos os sectores: Hugo Gaspar (Melhor Pontuador), Flávio Cruz (Melhor Atacante e 3.º classificado no Melhor no Bloco e Melhor no Serviço), Carlos Teixeira (Melhor na Recepção), Nuno Pinheiro (Melhor Distribuidor) e André Lopes (2.º classificado Melhor na Defesa).

Os portugueses entraram no jogo algo nervosos e os polacos lograram atingir o primeiro tempo técnico em vantagem (8-5), sendo que a maioria dos pontos obtidos pelo seis orientado pelo argentino Raul Lozano tinham origem em erros do seis luso. Para além disso, e se Portugal conseguia suster a potência dos serviços dos seus adversários, apenas Flávio Cruz parecia ter encontrado o antídoto para o alto e eficaz bloco polaco.
Quando a buzina soou para o segundo tempo técnico, a vantagem dos vice-campeões mundiais cifrava-se já em seis pontos (16-10). Portugal reagiu e encurtou a distância (20-21), empolgando o público nas bancadas e obrigando Raul Lozano a pedir um desconto de tempo para travar o ímpeto de Portugal. E a estratégia do argentino surtiu efeito, já que os polacos reapareceram mais serenos e fecharam o set com o resultado de 25/21.

No segundo set, a tendência manteve-se. A Polónia, muito forte no serviço e na “rede”, iniciou uma cavalgada pontual que chegou a atingir os seis pontos (12-6), com o 12.º ponto a ser conseguido com um serviço directo de Mariusz Wlazly. Portugal reagiu intempestivamente e chegou aos 10-13, mas no segundo tempo técnico a diferença era já de cinco pontos (16-11). Pior: dois serviços directos de Mariusz Wlazly (21-14) colocaram os polacos às portas da vitória, que, contudo, só surgiu aos 25/19.

No terceiro set, os portugueses entraram com outra determinação, mas a lesão de André Lopes enfraqueceu a equipa e os polacos ganhavam já por 11-5 no primeiro terço do set. Um serviço directo de Roberto Reis (8-12), fez renascer a esperança e ainda mais quando João José rubricou dois pontos consecutivos no ataque (12-14).
Um erro da equipa de arbitragem – a bola não passou a tela no ataque – deu o 22.º ponto aos polacos (22-18) e um cartão amarelo visto por João José, por protestos, o 23.º ponto, acabando com qualquer reacção dos portugueses, que, contudo, ainda lutaram até ao fim, fazendo tremer o seu adversário. Resultado: 26/24. [ver ficha de jogo]
Mariusz Wlazly e Sebastian Swiderski foram os melhores pontuadores do jogo, com 13 pontos, enquanto João José (9 pontos) foi o mais concretizador entre os portugueses.

Jorge Schmidt (Treinador de Portugal): “Perdoem o meu semblante, mas é difícil suportar esta situação. A minha tristeza de hoje transformar-se-á em alegria quando recomeçarmos a treinar. Boa sorte para a Polónia, pois a sua superioridade foi evidente”.

João José (Capitão de equipa de Portugal): “Perdemos e não há muito mais a dizer. Agradecemos ao público pelo apoio e força que nos deram, acreditando sempre em nós. Boa sorte à Polónia para os Jogos Olímpicos”.

Raul Lozano (Treinador da Polónia): “Agradeço as felicitações e aproveito para dar os parabéns a Portugal pelo trabalho desenvolvido com esta selecção. Este torneio era muito importante para nós. Defrontámos aqui, em Espinho, selecções de alto nível e estou muito feliz por termos conseguido atingir o nosso objectivo. Aproveito para agradecer o apoio dos adeptos, que acreditaram sempre na equipa”.

Piotr Gruszka (Capitão de equipa da Polónia): “Estamos muito felizes. Passámos por momentos maus na Poule de Qualificação para o Campeonato da Europa e este apuramento trouxe-nos uma alegria redobrada. Revelámos maturidade, experiência e união de grupo e creio que isso foi a razão do nosso apuramento. Vamos festejar e depois vamos descansar uns dias, para estarmos na máxima força nos Jogos Olímpicos”.

No outro jogo, Porto Rico venceu, por 3-0 (25/21, 25/21 e 25/22), a Indonésia e classificou-se no terceiro lugar da Poule Mundial de Qualificação Olímpica, a realizar na Nave Desportiva de Espinho.
No primeiro set, Porto Rico mostrou que não queria sair de Portugal sem uma vitória. Após ter chegado ao primeiro tempo técnico a vencer por 2 pontos, atingiu a segunda paragem obrigatória com uma diferença mais substancial (16-11). Os indonésios ainda tentaram reagir, mas os porto-riquenhos seguraram a vantagem e fecharam o parcial com 25/21.
No segundo set, a equipa orientada pelo chinês Hu Xinyu ainda reduziu a desvantagem de 12-16 para 14-16, mas os porto-riquenhos aceleraram o seu jogo de ataque e chegaram com facilidade aos 19-14, aproveitando um momento de desorientação dos seus adversários.
Nova reacção dos indonésios, mais precisos no bloco, permitiu a recuperação de 15-21 para 19-21 e causou um certo mal-estar entre os caribenhos, que, contudo, depois de um pedido de tempo de Carlos Cardona, tiveram a paciência necessária para fechar com 25/21.
No terceiro set, os porto-riquenhos foram surpreendidos pela determinação dos indonésios, que chegaram ao segundo tempo técnico a vencer por 16-13. A equipa de Hu Xinyu ainda tentou defender esta preciosa vantagem, mas os porto-riquenhos acertaram o seu jogo (sobretudo o bloco) e igualaram aos 20 pontos.
Depois, a maior experiência dos porto-riquenhos falou mais alto e o triunfo chegou, com normalidade, aos 25/22. [ver ficha de jogo]



Fonte:FPV