terça-feira, 25 de setembro de 2012

Noite Europeia dos Investigadores

A Noite Europeia dos Investigadores está de volta ao Jardim Botânico Tropical/IICT com um programa que combina ciência e desporto. O IICT aderiu a esta iniciativa em 2005 e desde então não tem parado!
No Jardim Botânico Tropical/ IICT será possível conhecer a rota da biodiversidade, a pé ou de bicicleta, com enfoque na biodiversidade urbana e um final tropical. Convidamos o público a vir connosco ver os aviões, para isso testaremos biocombustível e falaremos de energias verdes.
O fascínio das sementes poderá fazer germinar ciência ou desporto nos jovens participantes, e assim lançaremos dados para as futuras gerações de cientistas. Numa noite longa o público poderá ainda querer conhecer os atributos da estimulante planta do cafeeiro, relacionados naturalmente com os estudos do IICT sobre as doenças que a atingem. Propomos ainda ao um teste para se perceber que o desporto tem ciência.
A brisa do mar vem Nas Margens do Índico, uma fabulosa exposição de fotografia de um cientista português em Moçambique. Intensifica-se com o pôr-do-sol e já ao fim do dia, com o Café de Ciência sobre Cultura Oceânica, onde o valor das ondas será debatido e o surf marcará presença.
Os jogos da matemática marcarão presença, a competir com as populares consolas, que ainda assim não conseguem eliminar o charme de uma caça ao tesouro arqueológico.
São nossos parceiros no Jardim Botânico Tropical/ IICT a Divisão de Gestão e Manutenção do Parque Florestal de Monsanto – Câmara Municipal de Lisboa, a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a NOVASBE – Universidade Nova de Lisboa, a Associação SOS Salvem o Surf, a FPC-UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo – União Velocipédica Portuguesa, a Federação Portuguesa de Aeromodelismo, a Fundação Casa de Macau, o DivMath - Grupo de Divulgação do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e a Uniarq - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa.
A candidatura ao financiamento europeu da NEI2012 foi organizada num consórcio nacional liderado pela Agência Ciência Viva, com a participação do IICT, da Fundação Museu de Ciência da Universidade de Coimbra, do Instituto de Biologia Molecular e Celular. Instituto de Engenharia Biomédica, das Universidades dos Açores, do Algarve, de Évora, da Madeira e do Porto. A programação estende-se ainda à rede de centros ciência viva do país e conta também com parcerias locais que animam esta celebração.
O programa nacional detalhado está disponível nos principais canais de comunicação do evento, com links para as páginas oficiais de todos os parceiros envolvidos. Website: NEI 2012

Sem comentários: