quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Lesões no Atletismo



A sensação de dor é um sinal de alerta que não deve nunca ignorar.

Os exercícios físicos são geralmente benéficos para a saúde. Como toda e qualquer actividade humana, no entanto, os exercícios também podem ter efeitos indesejados. Formas erradas de se exercitar têm levado a um aumento de problemas musculares. Luxações musculares e rupturas são os efeitos mais comuns da fadiga muscular.

A sensação de dor é um sinal de alerta que não deve nunca ignorar. Saiba através dos quadros abaixo indicados, quais são as lesões mais comuns nas várias disciplinas do atletismo e que tipo de exercício deve fazer após uma actividade, para prevenir uma lesão:

Atletismo - Arremesso

É praticado através de diversos tipos de arremessos com os membros superiores.

Os movimentos mais repetidos, são todos os movimentos do complexo do membro superior e em especial o conjunto escápulo-umeral. O movimento predominante é do tipo pliométrico.

A lesão mais comum é a Tendinite.

Para prevenir a doença deve praticar exercícios de flexibilidade e resfriamento local após actividades.

Atletismo - Corrida de Longa Distância

É praticado através de corrida em velocidade moderada.

O movimento mais repetido é a abordagem do pé no solo. O movimento predominante é do tipo isotônico concêntrico e excêntrico.

As lesões mais comuns são dores no arco plantar, tendinites (aquiles, joelho, púbis) e periostite (perna).

Como prevenir as lesões durante e após o treino: fazer exercícios especiais de força, resistência, etc., exercícios de flexibilidade em auto-postura após o final das actividades e Imersão em água fria de 12 a 15C, por 30 minutos.

Atletismo - Corrida de velocidade

É praticado através de corrida em alta velocidade.

Movimentos mais repetidos: aceleração, desaceleração e alta energia. Os movimentos mais executados são do tipo isotônico concêntrico e excêntrico, e pliométrico.

As lesões mais comuns são: lesões musculares pela competição e treino. A lesão tendinosa também pode ocorrer mas é menos comum.

Conselhos para prevenir lesões durante o treino: exercícios excêntricos e pliométricos para membros inferiores, flexibilidade clássica e de auto-postura para os ísquiotibiais (principalmente) durante a etapa de preparação. No aquecimento: exercícios de flexibilidade com as técnicas de inibição e facilitação e inibição recíproca

Atletismo – Saltos

O salto em comprimento, triplo e altura utilizam basicamente os membros inferiores para o movimento de impulsão. O salto com vara utiliza também os músculos do membro superior.

No salto em comprimento, são utilizados movimentos pliométricos intercalados com saltos de alto impacto. No salto com vara a energia maior é gerada pela vara, membro superior e coluna lombar.

As lesões mais comuns no salto em comprimento, são lesões musculares (ísquiotibiais), tendinosa (joelho) e coluna lombar (impacto). No salto com vara, são lesões na cervical e na lombar.

Conselhos para prevenir as lesões: treino especial e arrefecimento dos membros inferiores.




in: Atletas.Net

Sem comentários: