quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O regresso de Fernando Silva
















GARANTE TEREM SIDO OS MAIS DIFÍCEIS DA SUA VIDA

Dois anos depois de ter sido suspenso por ter caído na tentação do doping, o atleta Fernando Silva regressa à competição a 18 de Janeiro, pronto para esquecer o passado e afirmar-se como campeão.

"Foram os dois anos mais difíceis da minha vida. Sofri imenso. Mas também treinei muito para, uma vez cumprido o castigo, voltar a ser o mesmo Fernando Silva que era anteriormente", revelou à Agência Lusa o atleta do Maratona Clube de Portugal.

Fernando Silva está suspenso desde 18 de Janeiro de 2007, depois de um controlo antidoping realizado a 4 de Dezembro de 2006 ter revelado a presença de eritropoietina (EPO), substância que estimula a produção de glóbulos vermelhos e melhora a oxigenação do sangue, aumentando a resistência ao esforço.

Seis dias depois desse controlo, o atleta do Maratona sagrava-se vice-campeão europeu de corta-mato nos Europeus disputados San Giorgio Su Legnano, Itália, um título que posteriormente lhe viria a ser retirado por causa do doping.

O controlo positivo levou também a que Portugal perdesse a medalha de prata colectiva então alcançada, que seria substituída pela de bronze.

Em vésperas de regressar à competição, Fernando Silva evita falar do passado e denota dificuldades em explicar o que levou a aceitar o doping.

"Estava no local errado à hora errada. São coisas assim. Ainda hoje me pergunto muitas vezes por que me deixei levar por esse caminho. Mas a verdade é que me deixei levar. Aconteceu", refere.

"Foi um castigo muito duro, muito grande. Já o paguei. E agora não tenho mais nada que esclarecer sobre isso seja a quem for", acrescentou.

Finalmente o regresso

Dia 18, Fernando Silva vai defender as cores do Maratona nos Nacionais de Estrada, em Mirandela, e promete entrar em prova sem complexos em relação a eventuais "desconfianças" de que possa ser alvo por parte dos outros atletas.

"Sou o atleta português mais controlado neste momento. Tenho feito muitos controlos de surpresa. Estou de boa-fé, de consciência tranquila. A desconfiança com que possam olhar para mim é a mesma com que eu poderei olhar para eles", garante.

Diz que fisicamente se sente "muitíssimo bem", mas escusa-se a falar em resultados, adiantando apenas que a sua meta é "fazer o melhor possível" para ajudar o clube que representa a sagrar-se campeão nacional.



in:

Sem comentários: