
Sabia que um jejum prolongado e a ausência de um bom pequeno-almoço leva a menor capacidade de concentração? E que está associado a refeições seguintes mais abundantes e a uma maior tendência para ganhar peso?
RITUAL: Começar o dia com um pequeno-almoço completo e variado, garantindo o equilíbrio nutricional e energético para o resto do dia.
Não é ao acaso que o pequeno almoço deve ser considerado uma das principais refeições do dia alimentar e deve contribuir com aproximadamente 25% das calorias totais diárias. De facto, a ingestão desta refeição evita sintomas de irritabilidade, falta de concentração e diminuição do rendimento físico e intelectual. Também o controlo do peso corporal é mais bem conseguido por quem ingere habitualmente pequeno-almoço.
Começar o dia com alimentos que garantam um adequado aporte de hidratos de carbono complexos e de proteínas, fornece-nos também muitas das vitaminas, minerais e fibras indispensáveis à nossa saúde e resulta num prolongado tempo de absorção, manutenção dos níveis adequados de glicose no sangue, e refeições posteriores menos volumosas.
Assim, optar por pão de mistura, centeio ou com sementes, acompanhado por queijo fresco ou uma fatia de fiambre magro e um copo de leite ou iogurte pouco açucarado é uma boa solução. Os cereais integrais com leite magro ou iogurte representam outra solução interessante. Neste caso, deve-se evitar a presença de açúcar nos primeiros lugares da lista de ingredientes presente no rótulo alimentar. A fruta pode e deve ser adicionada em ambas as opções.
A CONSIDERAR:
• Deixe a mesa do pequeno-almoço preparada de véspera. A tendência para "saltar" o pequeno-almoço será menor.
• Prefira cereais pouco processados. Os flocos de aveia são um bom exemplo de cereais completos e relativamente pobres em açúcares simples.
• Se acorda cedo e não tem fome logo pela manhã, experimente um sumo ou café com leite logo ao acordar (para "activar" o sistema digestivo), e um pouco mais tarde, antes de sair de casa, ingerir o seu pequeno-almoço completo.
Rituais de vida saudável
Sem comentários:
Enviar um comentário