segunda-feira, 26 de maio de 2008

Portugal-Bulgária, 0-3 (20/25, 19/25 e 22/25)


EUROPEU 2008/09

«Portugal-Bulgária, 0-3 (20/25, 19/25 e 22/25)»

«O público merecia mais!»

A Bulgária venceu este domingo, Portugal por 3-0 (25/20, 25/19 e 25/22), num jogo emotivo, marcado por momentos de Voleibol de alto nível, mas, sobretudo, pelo apoio incondicional que o público que acorreu ao Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim dispensou à Selecção Nacional de Seniores Masculinos. Portugal agradeceu da melhor forma ao mostrar que se pode bater de igual para igual com as melhores selecções do mundo, o que é o melhor prenúncio para a Poule de Qualificação Olímpica que se avizinha (30 de Maio a 1 de Junho, em Espinho).

Ao confirmar o primeiro lugar na Poule E, a Bulgária apurou-se directamente para a fase final do Europeu, enquanto Portugal, segundo classificado, vai disputar, nas duas primeiras semanas de Setembro, com o segundo classificado da Poule B (Holanda, Eslovénia, Letónia e Azerbeijão) um play-off de apuramento com vista a assegurar a sua presença no Campeonato da Europa.

Perante o forte apoio do seu entusiástico público – o Municipal da Póvoa de Varzim encheu para este embate –, a Selecção Portuguesa entrou bem no jogo, batendo-se taco a taco com o seu credenciado adversário. Após ter chegado a liderar a marcha do marcador (5-3), a equipa de Jorge Schmidt procurou manter-se sempre na ilharga da Bulgária, que, contudo, conseguiu atingir o segundo tempo técnico com uma vantagem de quatro pontos (16/12).
Um serviço directo (17-19) de Roberto Reis manteve acesa a esperança de um triunfo português e o bloco individual (19/20) de João Malveiro fez tremer a poderosa armada búlgara. Todavia, Matey Kaziyski fez o 21-19 com um ataque e Bodganov/Yordanov os 22 e 23 pontos no bloco. Hugo Gaspar ainda encurtou a distância (20-23), mas era demasiado tarde e a equipa de Leste fechou o set com 25/20.
João Malveiro, Hugo Gaspar, Matey Kaziyski e Boyan Yordanov estiveram em evidência ao apontarem quatro pontos cada.

No segundo set, a Bulgária criou cedo uma vantagem de três pontos (8-5), que, apesar de algumas oscilações, conseguiu manter até à ponta final do set (21-18). Quando os portugueses conseguiram, finalmente, o antídoto (centrais) para ultrapassar o musculado bloco dos búlgaros, estes começaram a apostar nos serviços, quer agressivos, quer em jeito, que impossibilitavam um side-out eficaz por parte dos portugueses. Daí o resultado de 25/19 com que os búlgaros fecharam o parcial.

O terceiro set foi bem mais equilibrado. Portugal chegou a estar em vantagem (10-8), mas não conseguiu usufruir dessa situação, muito por culpa do (quase) intransponível bloco búlgaro, autêntica barreira aos ataques dos portugueses, tendo chegado ao segundo tempo técnico a perder por 15-16. Igualando aos 17 pontos, os portugueses mostraram que não iam abrir mão da vitória. E a verdade é que os búlgaros só aos 25/22 conseguiram respirar de alívio. [ver ficha de jogo]
Matey Kaziyski foi o melhor pontuador do jogo, com 14 pontos, enquanto os centrais João Malveiro e João José Sequeira (10 pontos cada) foram os melhores entre os portugueses.

Plamen Kostantinov (Capitão da Bulgária): “Foi um jogo muito interessante, disputado pelas duas melhores selecções da poule. Estamos contentes porque terminámos só com vitórias e sem perder um único set. Boa sorte para Portugal em Setembro. Mostrou que tem valor para estar no Europeu.

Martin Stoev (Treinador da Bulgária): “Espero que o muito público que se deslocou a este pavilhão tenha gostado do jogo. Já estávamos qualificados, mas queríamos terminar com uma vitória e estamos felizes por termos conseguido”.

Jorge Schmidt (Treinador de Portugal): “Globalmente, o resultado não nos satisfaz. Podemos dizer que perdermos devido à grande capacidade do bloco da Bulgária, mas também por causa da ineficiência dos nossos jogadores da Zona 4. Tentámos rectificar essa situação, mas não o conseguimos.
A estratégia de serviço dos búlgaros neutralizou a nossa resposta. Gostaria de agradecer à Imprensa pela divulgação desta Poule. O pavilhão esteve cheio devido a esse apelo que a Federação e a Imprensa fizeram”.

João José (Capitão de equipa de Portugal): “Gostaria de agradecer às pessoas pelo seu apoio. Creio que, depois do jogo que disputámos em Almada, em 2005, [Liga Mundial], foi este o jogo em que tivemos mais público a apoiar-nos. A recuperação que fizemos na segunda parte do terceiro set deve-se, em muito, à forma como nos incentivaram. O apoio do público será igualmente muito importante para a Poule de Qualificação Olímpica que vamos disputar no próximo fim-de-semana. Parabéns à Bulgária. Temos de fazer mais jogos com selecções deste nível para evoluirmos. Temos potencial, mas falta-nos disputar jogos deste calibre”.


Fonte:FPV

Sem comentários: